terça-feira, 10 de maio de 2011

Filosofia - Tendencia Naturalista e Humanista

As ciências empíricas dividem-se em ciências naturais e ciências sociais ou humanas.
A linha de separação entre as ciências naturais e as ciências sociais não é muito nítida, podendo-se considerar que as ciências naturais são aquelas que estudam o conjunto de seres e coisas, orgânicas e inorgânicas, que compõem a natureza (Física, Química, Biologia, etc.). As ciências humanas ou sociais, por seu turno, estudam as relações do homem consigo próprio, com os outros homens e com a natureza. Estas relações são aquelas que têm a sua origem do ato pelo qual o homem produz cultura, agindo no mundo e a ele reagindo, criando e sofrendo os efeitos de suas criações. Pertencem ao conjunto das ciências humanas ou sociais a História, a Sociologia, a Psicologia, a Antropologia Cultural, a Economia, a Administração e a Contabilidade, entre outras.
As ciências humanas têm dificuldades de se constituírem em ciências devido à relação do sujeito com o objeto a ser conhecido e explicado. As ciências naturais têm como objeto algo que se encontra fora do sujeito cognoscente, ao passo que as ciências humanas têm como objeto o próprio ser que conhece. É possível imaginar as dificuldades das ciências humanas em estudar com objetividade algo que diz respeito ao próprio homem. ARANHA (1986, p. 186) identifica as dificuldades enfrentadas pelas ciências humanas:
  • Há uma complexidade inerente aos fenômenos humanos, sejam psíquicos, sociais com inúmeros aspectos que não podem ser simplificados;
  • Outra dificuldade encontra-se na experimentação. Não significa que ela seja impossível, mas é difícil identificar e controlar os diversos aspectos que influenciam os atos dos homens.
As características das ciências naturais e das ciências humanas são ilustradas no Quadro l, a seguir:

Quadro nº 1: Quadro comparativo: tendências naturalista e humanista
Tendência naturalista
Tendência humanista
Quanto à maneira de perceber o fato psíquico:
* uma coisa (realidade objetiva)
* uma consciência (doadora de sentido)
* fatos descritos em sua aparência sensó-
* valorização do vivido, dos conteúdos aní-
rio-motora
micos e espirituais
* ênfase na natureza orgânica dos fenôme-
* o homem é um ser do mundo
nos psíquicos.

Quanto à natureza da percepção:
* associacionismo
* noção de estrutura (percepção do todo)
* atomismo (sensação, percepção, idéia)
* totalidade (não é a soma dos elementos)
Quanto à explicação do comportamento:
* mecanicismo (o comportamento se expli-
* todo comportamento existe num contexto
ca pela relação causa-efeito
que deve ser interpretado
Quanto ao modo de inteligibilidade:
* explicação legal (por leis) e quantitativa
"compreensão" por tipo qualitativo ou mo-
(matematizável)
delos ideiais.
* aceitação só do que pode ser verificável
* aceitação de pressupostos não verificáveis
experimentalmente
experimentalmente
* imitação do método das ciências da na-
* procura de um método próprio das ciências
tureza
do homem
Quanto à terapia:
* técnicas reflexológicas que alteram os
* o sintoma é um "símbolo" (é preciso procu-
sintomas
rar o que ele significa)
Fonte: ARANHA (1986, p. 196), adaptado.

 A Contabilidade como ciência social.

No âmbito da Teoria da Ciência, a Contabilidade integra o conjunto das ciências não formais, constituído pelas ciências humanas ou sociais, como demonstra a Figura 2:

Figura nº 2: A Contabilidade vista como ciência humana.

 














 Alunos(as): Isabela Quartieri, Rafael Cáceres, Ellen Yarzon e Bianca Gleizer

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