terça-feira, 12 de abril de 2011

Sociologia - Década de 30

`Principais Autores



Gilberto de Melo Freire - nasceu em Recife-PE em 1900. Sua obra representou um divisor de águas na evolução cultural do Brasil e contribuiu para que o país encarasse com mais confiança seu papel no mundo moderno. Apresentou em 1922 a tese "A vida social no Brasil em meados do século XIX" que mais tarde se transformaria em seu famoso livro Casa-Grande & Senzala, publicado em 1932, tendo um impacto tão grande quanto "Os Sertões de Euclides da Cunha".




Caio Prado Júnior - procurava formalizar o método marxista para análise da realidade brasileira. Obra muito conhecida é a "Evolução política do Brasil (1933)". Depois de uma viagem a União Soviética, em 1938, ele publicou, URSS. Ao voltar ao Brasil, publicou "Formação do Brasil Contemporâneo (1942)" e "História Econômica do Brasil (1945)".

Plínio Salgado - Destacou-se pelo seu integralismo, com um movimento nacionalista, anticomunista, antiliberal e antisemita. Desconfiava do movimento modernizador, liberalismo e o marxismo. Em 1932 publica o Manifesto de Outubro e participa da fundação da Ação Integralista Brasileira (AIB).


Fernando de Azevedo - Mineiro de São Gonçalo de Sapucaí , em São Paulo. Na década de 20, foi responsável pela reforma do ensino no país. Aristocrata e humanista, unia os anseios liberais e moderada mente socialistas. Principal obra "A cultura brasileira".
Sérgio Buarque de Hollanda - inspirando-se na tese de Ribeiro Couto, realizou uma pesquisa na intenção de negligenciar a interpretação dos fatos. Nessa documentação ele editou, em 1936, uma de suas principais obras, "Raízes do Brasil", que o tornou autoridade internacionalmente reconhecida sobre assuntos do Brasil colônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário