terça-feira, 12 de abril de 2011

Sociologia - Década de 40

Principais Autores

Emílio Willems - tem uma grande importância nessa época, devido à sua obra, Assimilação e populações marginais no Brasil, um estudo sociológico sobre a contribuição dos imigrantes germânicos e seus descendentes na história brasileira. Também teve grande importância na sociologia brasileira, junto com Romano Barreto fundaram a revista Sociologia.


Florestan Fernandes - estudou na USP, onde teve grande influencia de Roger Bastide e juntos desenvolveram um estudo sobre negros e a questão racial no Brasil, que originou a obra "A integração do negro na sociedade de classes". Pregava a "sociologia militante" e buscava conciliar a teoria e a ação prática. Dentre suas diversas obras podem destacar: A integração do negro na sociedade de classes; A revolução burguesa no Brasil; Fundamentos empíricos da explicação sociológica; e A sociologia numa era de revolução social.


Celso Furtado - Um dos grandes nomes do pensamento econômico em toda a America Latina. Desenvolveu diversos trabalhos na áreas econômica, principalmente em parceria com a CEPAL, criando assim a escola "cepaliana". Propôs uma interpretação histórica da realidade econômica. Defendia que o subdesenvolvido correspondia a uma formação econômica influenciada pelo capitalismo internacional. Era visto como o principal defensor dos interesses do Brasil diante do capitalismo internacionalmente. Suas principais obras são Desenvolvimento e Subdesenvolvimento; Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico; Um projeto para o Brasil; A pré-revolução brasileira; O Mito do Desenvolvimento Econômico; e a principal, Formação Econômica do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário